'Dever cívico', 'defesa de interesses', 'legado para os jovens': eleitores em Ribeirão Preto e Franca destacam importância do voto
04/10/2026
(Foto: Reprodução) Com 90 anos, Maria Yvette Fontes da Silva faz questão de votar em Ribeirão Preto, SP
Eleitores ouvidos pelo g1 neste domingo (4) destacaram a importância do voto. Neste primeiro turno, cerca de 1,8 milhão de pessoas vão às urnas nas 66 cidades da área de cobertura da região de Ribeirão Preto e Franca para escolher seis representantes.
Os votos vão para deputados federal e estadual, dois senadores, governador e presidente.
A cozinheira Isabel Pereira da Silva esteve na Escola Professora Amélia dos Santos Musa, no bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto, para registrar o voto. Ela destacou a importância da participação dos eleitores na escolha dos representantes.
“A gente tem que saber escolher, porque tudo está dependendo do nosso voto para o país ir para frente. Todos têm que vir. Quem é mais velho, quem é mais novo, todos têm que participar. Nós temos que ter consciência e votar bem.”
FOTOS: eleitores vão às urnas no primeiro turno das eleições na região
A cozinheira Isabel Pereira da Silva vota na Escola Professora Amélia dos Santos Musa, em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/ g1
Para a professora Vanessa Aparecida Mastrogiacomo, exercer o direito ao voto é um passo essencial e que exige responsabilidade por parte da população.
"A gente tem que buscar a melhoria para o nosso país, que está tão complicado. A gente tem que pensar, pesquisar certinho os projetos, tudo o que cada um conseguiu e tentar fazer o melhor", disse.
Aos 17 anos, a estudante Ana Beatriz Mendonça votou pela primeira vez. Ele esteve na Escola Dom Alberto José Gonçalves, no bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, com a mãe, Gislaine Lima dos Santos Mendonça. Ana Beatriz destacou a importância da participação dos jovens nas eleições e defendeu o voto consciente.
“Para mim, é muito importante exercer a cidadania e o direito de votar, porque estamos em uma democracia. Votar nulo não é uma boa opção. Temos essa responsabilidade, e votar com consciência também é muito importante.”
A estudante Ana Beatriz Mendonça, de 17 anos, vota pela primeira vez acompanhada da mãe, Gislaine Lima dos Santos Mendonça, em Ribeirão Preto, SP
Larissa Vieira/ g1
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Eleitora se recusa a deixar sala de votação e é detida em Franca
Augusto Cury vota no interior de SP, diz que tem projeto mais robusto da história e critica polarização
Aos 90 anos, eleitora faz questão de votar em Ribeirão: 'Não pode reclamar depois'
Três pessoas são detidas após serem flagradas espalhando e distribuindo santinho nas ruas na região
O bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, de 69 anos, aproveitou os intervalos entre as missas da manhã para o voto.
"É um momento muito importante. Estamos rezando muito para que o Espírito Santo dê discernimento a todos os cidadãos eleitores, para que possamos escolher representantes que possam cuidar bem do nosso Brasil, das crianças e da educação", afirmou.
O bispo da Diocese de Franca (SP), Dom Paulo Roberto Beloto, aproveitou as primeiras horas da manhã deste domingo (4) para votar
Igor do Vale/ g1
Sem obrigação de votar, Vitorina Dosvaldo, de 77 anos, esteve na Escola Dom Alberto José Gonçalves, no bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, com o marido Décio Dosvaldo, de 84 anos.
Ela afirmou que a principal prioridade ao votar é a busca pela mudança e o desejo de um futuro melhor.
"A minha prioridade de exercer é pela mudança. Mudar o que a gente está vivendo. É isso."
Vitorina Dosvaldo, de 77 anos, e o marido, Décio Dosvaldo, de 84, votam na Escola Dom Alberto José Gonçalves, em Ribeirão Preto, SP
Larissa Vieira/g1
Quem também não tem mais obrigação de ir às urnas são os aposentados Aldecir Jardim Ribeiro e Flora Célia Ribeiro, ambos de 74 anos. Mas eles fizeram questão de exercer o direito na Escola Estadual David Carneiro Ewbank (CEDE), em Franca.
“Faço questão de votar, não por mim, mas pelos meus netos e bisnetos. É nosso dever escolher e lutar pelas futuras gerações”, disse Aldecir.
Flora afirmou que pretende continuar votando enquanto tiver forças e resumiu sua relação com a urna. “Hoje vejo o voto como a nossa arma para fazer a nossa parte e deixar um legado para os mais jovens”.
Os aposentados Aldecir Jardim Ribeiro e Flora Célia Ribeiro, ambos de 74 anos, votam na Escola Estadual David Carneiro Ewbank, em Franca, SP
Carolina Ribeiro/ g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região