Com 1.669 casos de dengue, Matão vive epidemia e decreta emergência
01/02/2025
Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estenderam o atendimento médico até às 22h. Duas mortes são investigadas e 20 pessoas estão internadasa na cidade. Matão decreta estado de emergência devido a epidemia de dengue
Com 1.669 casos de dengue em janeiro, a Prefeitura de Matão (SP) decretou estado de emergência na cidade. Duas mortes são investigadas e 20 pessoas estão internadas.
A Secretaria de Saúde estendeu o horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Alto e do Centro de Saúde ( Postão) no período noturno, das 7h às 22h.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A cidade enfrenta uma explosão de casos desde o início do ano e ações de fiscalização e combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas.
O secretário de saúde Orivaldo Reguim informou que com o decreto contratação de profissionais da saúde e compra de insumos são mais ágeis. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde está providenciando a instalação de mais equipamentos básicos de pronto-atendimento médico e mobiliários.
“Decretamos emergência em função do grande número de casos, e o que muda agora com o decreto são as facilidades administrativas para ações mais rápidas no atendimento, contratação de profissional e compra de insumos”, disse.
Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
LEIA TAMBÉM:
AJUDA: Morador do interior de SP com a 'pior dor do mundo' passa por 20 cirurgias em 10 anos: 'Estou esgotado e peço socorro"
SALVO: Motorista preso em carro no meio de enchente foi salvo por 5 jovens em SP: 'agradecer de coração'
POLÍCIA: Ladrão rouba malote de R$ 20 mil e foge de mototáxi no interior de SP; VEJA VÍDEO
Sem vacinas
De acordo com o secretário, Matão não recebeu nenhuma dose da vacina contra a dengue por ter menos de 100 mil habitantes. Com o decreto de emergência, a situação deve mudar.
“Existe alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da saúde e em nossa região não havia município com mais de 100 mil habitantes, e os dados sobre a dengue eram de 2022 e 2023, uma outra situação neste período”, contou.
Explosão de casos
Desde o ínicio do ano, a cidade registrou 1.669 casos confirmados da doença, o que equivale a 53,7% dos casos registrados durante 2024, quando a cidade contabilizou 3.102 casos da doença.
Na última sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde divulgou um boletim e informou que 333 casos de dengue estão em investigação e 20 pacientes estão internados na cidade. Duas mortes são investigadas pelo Instituto Aldolfo Lutz de Ribeirão Preto (SP).
Atendimento
A UBS do bairro Alto já está atendendo por duas horas a mais desde o dia 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, na Rua Pedro Bigal, 1530. A medida aconteceu após a contratação de mais dois médicos.
O Centro Médico do Centro também atende em horário estendido na Avenida 28 de agosto, 465. Os postos funcionam aos finais de semana das 8h às 17h.
"Antes de ir ao pronto-socorro procure a UBS , estamos com médico específico para atendimento dos sintomas da dengue", informou Orisvaldo.
Sintomas
Como saber se você está com dengue e se é grave
Nem sempre a dengue apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.
Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
Dor de cabeça intensa;
Dor atrás dos olhos;
Dores musculares e articulares;
Náusea e vômito;
Manchas vermelhas no corpo.
O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue.
A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
Sangramento de mucosa;
Hemorragias.
Cuidados 🦟
⛲ Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
🌱 Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
💡 O mosquito da dengue prefere os ambientes mais escuros das casas.
🚙 Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública.
🗑️ Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública.
🏺 Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo.
🚰 Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum.
🧹 Seque as áreas que acumulem águas de chuva.
🔒 Tampe as caixas d’água.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara