Novo reitor da PUC-Campinas toma posse; docente ficará à frente da universidade até 2030
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Novo reitor da PUC-Campinas toma posse
O novo reitor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) assumiu o cargo nesta segunda-feira (2). O Professor Doutor Victor de Barros Deantoni, de 36 anos, ficará à frente da universidade de Campinas (SP) entre 2026 e 2030.
A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta segunda, no Campus I da instituição. A celebração teve a presença do prefeito de Campinas Dário Saadi e do arcebispo de Campinas Dom João Inácio Miller.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no Whatsapp
No domingo (1º), a universidade promoveu uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de Campinas que deu início à gestão do docente. O professor doutor Ricardo Luís de Freitas assumiu o cargo de vice-reitor.
Victor de Barros Deantoni faz parte do corpo docente da universidade há 15 anos. Ao longo dos últimos oito anos, ele ocupou cargos de gestão na Faculdade de Engenharia Civil e como Pró-Reitor de Administração.
"A gente vive um período em que o ambiente universitário pode ser muito propício para as relações humanas. A convivência em um campus universitário, [em que] pessoas de diversas áreas de conhecimento possam se conhecer, possam seguir seus rumos, traz uma humanização para o ensino muito necessário para os dias que a gente vive hoje", relatou o novo reitor sobre os desafios da gestão.
Novo reitor da PUC-Campinas toma posse; docente fica a frente da universidade até 2030
Reprodução/EPTV
"A educação superior é muito importante porque ela cria líderes que vão ter postos de gestão e de liderança na sociedade. Então, a Igreja aposta muito na educação, a educação forma líderes que vão conduzir outras pessoas e que vão influenciar outras pessoas na sociedade [...]. Nós precisamos incluir as pessoas, respeitar o diferente, incluir culturas diferentes, pessoas que pensam diferente, valorizar cada pessoa", disse o arcebispo durante a cerimônia.
Antiga gestão
Após oito anos de mandato, o Professor Doutor Germano Rigacci Júnior retorna às atividades de docente e pesquisador. O docente relembra a pandemia de Covid-19 como um dos principais desafios da gestão.
"Foi um momento em que a universidade, como toda a sociedade, a cidade sofreu. Nós tivemos momentos em que foi preciso construir caminhos para a universidade, tendo em vista a necessidade de ampliar a nossa educação por via remota, tendo em vista acompanhar a dificuldade das famílias que encontraram, no que diz respeito à diminuição de circulação econômica. E também chorar e sofrer com as famílias as perdas humanas. Então, foi um momento que nós juntos conseguimos encontrar um caminho e superar com a sociedade", relembrou.
Novo reitor da PUC-Campinas toma posse; docente fica a frente da universidade até 2030
Reprodução/EPTV
Novo reitor da PUC-Campinas toma posse; docente fica a frente da universidade até 2030
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja a reportagem completa na página do g1 Campinas