Enfermeira do interior de SP é a 1ª vacinada contra chikungunya: 'Arrepiada', celebra
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Vacinação contra chikungunya começa a ser aplicada em Mirassol
Emocionada, a enfermeira Maria do Rosário Drigo Fernandes entrou para a história ao se tornar a primeira pessoa vacinada contra a chikungunya no estado de São Paulo. A aplicação do imunizante ocorreu nesta segunda-feira (2), em Mirassol (SP). O município é o único do estado selecionado pelo Ministério da Saúde para participar de um projeto-piloto de vacinação contra a doença.
À TV TEM, a mulher convidou os moradores para irem às salas de vacinação e destacou que a aplicação é rápida e praticamente indolor, além de reforçar a importância da prevenção diante dos impactos na saúde causados pela doença.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
“Muito emocionada, estou até arrepiada porque graças a Deus a ciência está descobrindo uma prevenção contra a doença. Estou muito feliz, agradecida por ter sido a primeira a ser vacinada. Não dói nada”, celebra a enfermeira.
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a chikungunya pode provocar febre alta e dores intensas nas articulações, que em muitos casos se prolongam por meses. Para ela, que já viu de perto os efeitos da chikungunya na cidade, a vacina representa esperança.
Enfermeira de Mirassol (SP), Maria do Rosário Drigo Fernandes é a 1ª vacinada contra chikungunya no estado
Reprodução/TV TEM
“A doença é terrível, demora mais de seis meses para começar a recuperação. Então, compensa e vale a pena se cuidar”, afirma Maria.
A meta é imunizar mais de 37 mil pessoas. Em 2024, a cidade enfrentou uma epidemia de chikungunya, com 833 casos confirmados e três mortes. Em 2025, foram registrados 111 casos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Assim como Maria, os moradores de Mirassol, com idades entre 18 e 59 anos, podem ser vacinados contra a doença a partir desta segunda. A vacinação teve início às 10h, durante uma cerimônia no Centro de Saúde II, conhecido como Postão, com a presença do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva.
Eleuses Paiva durante evento para vacinação contra a chikungunya em Mirassol (SP)
Reprodução/TV TEM
Também à reportagem, Eleuses ressaltou os benefícios quanto à imunização com a vacina, que apresentou eficácia de 98,7% durante as fases de teste. Conforme ele, a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) teve papel central no estudo.
“A Famerp e um virologista foram figuras extremamente importantes. Aqui no Brasil a resposta foi muito similar à que tivemos na Europa, que era produção de anticorpos neutralizantes. A Famerp é um polo de ciência extremamente importante, não só para a região noroeste, mas hoje é motivo de orgulho para o nosso país”, ressalta o secretário.
Mirassol (SP) é única cidade de SP a receber vacinação contra chikungunya em projeto-piloto
André Modesto/TV TEM
🩺 Onde posso achar a vacina?
As doses estão disponíveis em cinco unidades de saúde do município: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h:
Centro de Saúde II (Postão);
UBS Jardim Renascença, na Rua Miguel A. da Costa;
UBS Vila Verde, na Rua Philadelpho Silva Pinto, 2;
UBS Cohab II Rua dos Tozzo, 1110 - Parque Insustrial;
UBS Regissol, na R. Nelson Ap. Garetti.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto e a carteirinha de vacinação.
Initial plugin text
💉 Escolha de Mirassol
Conforme o governo estadual, a escolha do município foi baseada em critérios como fatores epidemiológicos relacionados ao risco de ocorrência da doença, a facilidade de implementar a nova vacina em curto prazo e o tamanho populacional.
Em 2024, o Brasil registrou 263.502 casos da doença e 246 óbitos. No país, são dez municípios que vão receber a vacina, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2025.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM